Filho de pai músico, atuante no movimento da bossa nova nos idos de 63/64, João Marcos Carneiro Guimarães iniciou sua carreira com muita influência da bossa nova em sua casa. Em 1991, aos 19 anos, foi convidado a fazer parte do grupo Nossa Banda para tocar baixo e dirigir musicalmente, ganhando destaque nos eventos no Rio de Janeiro, acompanhando diversos artistas e em 1993 gravou o primeiro projeto CD de alguns sambas. Iniciava ali o grupo Molejo.

Nesse ano de 2020, João Marcos Guimarães, mais conhecido como João Marcos, completa 29 anos de carreira. Uma vida completamente dedicada à música que o proporcionou momentos marcantes, como convites para participar de CD's e DVD's de grandes artistas nacionais, prêmios e discos de ouro, platina e platina duplo dados a ele pela gravadora Warner Continental em reconhecimento ao excelente e brilhante trabalho que fez nos CD's que participou como produtor artístico, arranjador e contrabaixista. A música "Samba Rock do Molejão", foi uma de suas composições de maior sucesso, virando hino de torcida de um dos maiores times de futebol do Rio de Janeiro , o Vasco da Gama, que em vários jogos cantavam como um emocionante coro, seu samba em pleno Maracanã, homenageando assim os seus compositores.

Em diversas bandas que trabalhou, João Marcos foi convidado a ser diretor musical desses artistas, cargo máximo dentro de uma banda. Na sua trajetória musical teve o privilégio de trabalhar como diretor musical e baixista de alguns nomes da nossa Música Popular Brasileira ( Fundo de Quintal, Molejo, Rastapé, Pery Ribeiro, Jeito Moleque, Pixote, Marcelo D2, Leandro Sapucahy, Thiaguinho e Diogo Nogueira. Foi convidado também para participar de gravações de CD's e DVD's dos artistas Jamelão, Alcione, Jorge Aragão, Xuxa, Inimigos da Hp, Beto Barbosa, Claudinho e Buchecha, Elimar Santos, Negritude Junior, Thiaguinho, Molejo, Fundo de Quintal , Rastapé, Doce Encontro, Eliana de Lima, Sampa Crew e outros.           Liderar um grupo dando tranquilidade e regendo musicalmente esses artistas em palco é uma forte marca de João Marcos. Veremos no decorrer desse vídeo , vários depoimentos desses artistas expressando sua gratidão e respeito a esse grande músico e diretor da nossa música popular brasileira.